sábado, 12 de junho de 2010

TAE KWON DO

Tradução do ideograma Coreano.

TAE
Significa saltar, voar e esmagar com os pés;
KWON
Significa bater ou destruir com as mãos;

DO
Significa o caminho, a arte, o método, a filosofia;

HISTÓRIA DO TKD
A Coréia nestes tempos era dividida por três reinos: Koguryo, o Baek-je e o Sila.
Nas ruínas, provavelmente construídas nos anos 209 durante a gestão do décimo rei San sang, dos túmulos para mortos pertencentes a dinastia Koguryo, foram encontrados desenhos nos murais que registram cenas da prática do Soo Bak.
O reino de Sila era o menos dos três reinos Coreanos e sofria constantes invasões e saques dos seus vizinhos maiores KOGURYO e BAEK-JE. Então, uns grupos de jovens aristocratas e militares reuniram-se, e formaram uma tropa para defender-se dos invasores do reino, que foi chamada de HWA RANG.
Esse grupo era fundamentado num rigoroso código de honra regido por cinco itens:
1- Obediência ao rei
2- Respeito aos pais
3- Lealdade para com os amigos
4- Nunca recuar ante o inimigo
5- Somente matar quando não houver alternativa.
A partir daí aprimoraram-se no uso de Arco e Flecha, da lança e da espada, acrescentando ainda o uso dos pés e das mãos como forma de lutar ( TAE KYON ), como também a disciplina mental. Assim, fortaleceram a força e a capacidade de cada lutador tornando-os quase invencíveis.. Com a adoração da força física aliada a força mental, o reino de Sila conseguiu unificar os demais reinos, surgindo nesta união de terras o que conhecemos hoje por Coréia.
De 1909 a 1945, a Coréia foi invadida e ocupada pelos japoneses. Durante este período os invasores japoneses proibiram a prática do TAE KYON, enquanto o Karatê era difundido por toda a Coréia e pelo mundo inteiro ,ganhando projeção e popularidade com a arte marcial praticada nos países do oriente.
Somente depois da retirada dos japoneses em 1945, é que os coreanos voltaram a praticar arte marcial da sua preferência, isto é, a luta que obedecia conjuntamente uma disciplina física aliada a mente, criada no Reino de Sila como forma de defesa.
Dez anos depois de terminada a guerra em 1955 um grupo liderado pelo general CHOI HONG HEE, conseguiu unificar as varias escolas existentes denominado com o nome de TAE SOO DO para este esporte e logo a seguir adotando em definitivo o nome TAEKWONDO como é hoje conhecido mundialmente, e oficializado pelo presidente da República da Coréia como o esporte nacional em 1971.
No inicio do sem de junho de 1.970, foi enviado ao Brasil pelo presidente da federação Internacional de TKD, general CHOI HONG HEE, o grão mestre SANG MIN CHO, 8° Dan, com a missão de difundir a implantar na América do sul o TAEKWONDO, a arte marcial coreana.
Cumprindo a missão a ele confiada o mestre SANG MIN CHO, fundou a primeira academia para a prática do TAEKWONDO no Brasil, em 08/08/1970, a atual academia liberdade. A sua fundação deu se frente a diversas dificuldades, as principais foram o idioma português, a forma verbal da comunicação, e os hábitos e costumes do povo brasileiro.
Entretanto, as dificuldades, forma sendo superadas num tempo muito mais rápido que o previsto inicialmente, talvez por Ter sido esse esporte muito bem aceito pelo povo brasileiro.
Logo após a chegada do pioneiro mestre SANG MIN CHO, e a fundação da academia Liberdade, chegaram outros mestres das elites coreanas para difundir e ensinar o TKD para o povo brasileiro: WOO JAE LEE para os cariocas, CHANG SEUN LIM para os mineiros, JUNG DO LIM para os baianos, SOON MYONG CHOI para os brasilienses, JU YOL OH para os pernambucanos, TE BO LEE para os gaúchos, HONG SOON KANG para os paranaenses e SUNG JANG HONG para os capixabas.
Apenas três anos depois da fundação da primeira academia no Brasil pelo Grão mestre SANG MIN CHO, FOI REALIZADO o primeiro torneio brasileiro de TKD, acontecido em julho de 1973 no ginásio do Pacaembu, na cidade de São Paulo com absoluto sucesso e organização.
Pelo sucesso reconhecido na realização do primeiro torneio, é criado um departamento especial de TKD na Confederação Brasileira de Pugilismo e 1974.
Com a ascendência e a popularização do TKD de norte a sul, de leste a oeste do Brasil, onde foram criadas mais de 2.000 academias surgiu a necessidade da fundação DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TKD, sendo seu primeiro presidente o mestre SANG IN KIM, para reger a legislar este esporte praticado por um numero incontável de adeptos espalhados por todo o território brasileiro, dividindo- se também em vários estilos que obedecem regras de federações internacionais, como WTF- World Taekwondo Federation; ITF- International Taekwondo Federation; STF- Song am Taekwondo Federation e ITS- International Taekwondo Society .

A World Taekwondo Federation, conta com mais de 129 paises filiados, com mais de 2.000 mestres e 100.000 faixas pretas formados fora da Coréia.

Para o mestre Sang Min Cho e o seu ex-aluno, amigo e cunhado, mestre Yeo Jin Kim autor do Livro o TKD, para cada um deles representa uma solução, mania ou necessidade de suas vidas.

Resumo Histórico
1909 a 1945- Invasão e ocupação da Coréia pelos japoneses; Os japoneses proíbem à prática do Tae Kyon; Difundiram o Karatê na Coréia e no mundo inteiro, ganhando projeção e popularidade como Arte Marcial praticada nos países do oriente.
1945- Retirada dos japoneses, volta da prática do esporte Tae Kyon.
1950- Termina a guerra, um grupo liderado pelo General Choi Hong Hee
1961- Tae Soo Do – primeiro nome que surgiu com a junção dos vários estilos existentes: Chung Do Kwan, Moo Duk Kwan, Chang Moo Kwan e Sang Moo Kwan.
1965- Criação da associação Coreana de TKD pelo general CHOI HONG, em 5 de agosto e também a adoração do nome “TAEKWONDO” como nome definitivo deste esporte.
1966- Fundada a ITF ( International Taekwondo Federation )
1968- Primeiro campeonato Asiático de TKD em Hong kong.
1970- General Choi Hong Hee, envia ao mestre Sang Min Cho para o Brasil com a missão de divulgar o Taekwondo. Missão que é cumprida por Sang Min Cho, com a fundação da primeira academia no Brasil, a academia Liberdade, fundada em 08 de agosto.
1971- O Presidente da Republica da Coréia oficializa o Taekwondo como esporte nacional (na Coréia existem atualmente mais de 2 milhões de faixas-pretas).
1972- é construído o quartel general do Taekwondo, na Coréia, o Kuk Ki Won.
1973- É fundada a WTF, e se realiza em Seul, na Coréia o primeiro campeonato mundial. No Brasil, também é realizado o primeiro torneio de Taekwondo no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo.
1975- Realizado o 2º campeonato mundial, também em Seul. E este ano acontece a filiação da WTF na Federação Internacional de Esportes (GAISF).
1976- Torna-se modalidade oficial de competição da Associação Internacional de Esportes Militares (CISM).
1980-Torna-se o Taekwondo modalidade oficial de competição do Comitê Olímpico Internacional (COI).
1983- Torna-se modalidade oficial de competição nos jogos Panamericanos.
1986- Foi incluído como modalidade de competição nos jogos Asiaticos e Africanos.
1988- Apresentação oficial do Taekwondo como esporte Olímpico durante as Olimpíadas realizadas de 17/09 a 02/10 em Seul.
1992- Nas Olimpíadas de Barcelona, realizadas de 25/07 a 09/08, foi apresentado como modalidade demonstrativa apesar de Ter recebido medalhas, como ocorreu também em Seul em 1988.
Atualmente são disputadas as seguintes competições a nível mundial: Campeonato Mundial de Taekwondo, Copa do Mundo, World Games, Jogos Pan-americanos, etc.

Dia Mundial 
No dia 4 de Setembro é comemorado o Dia do Taekwondo. Esta data foi definida durante a Assembléia Geral da Taekwondo, no dia 25 de Julho de 2006, em Ho Chi Minh, Vietnã. Esta data foi escolhida porque dia 4 de Setembro de 1994, na 103° Sessão do Comitê Olímpico Internacional, na França, o Taekwondo foi incluído no programa oficial dos Jogos Olímpicos de Verão.

Fundamentos
A palavra TAEKWONDO significa literalmente “caminho dos pés e das mãos”.
O ser humano nunca se satisfaz em apenas sobreviver, deseja viver bem e com saúde. É exatamente isso que baseiam-se os Fundamentos do TKD, o perfeito equilíbrio do físico e da mente com o propósito de acrescentar a confiança plena na realização de qualquer tarefa, capacidade de liderança e respeito ao próximo.

Espírito do TKD
Cortesia – Educação e respeito;
Integridade – Honestidade e Justiça;
Perseverança – Nunca desistir de nenhum objetivo;
Domínio sobre si – Lutar contra os desejos do corpo;
Espírito Indomável – Nunca entregar perante o inimigo.

Características do TK
O TKD é composto das seguintes etapas técnicas: Kibon Dong Jac, Poom Se, Kyorugui e Ho Sin Sul. Assim sua prática tanto física como mental adquire disciplina, educação, perseverança, etc.
Isto devido ás seguintes características que o TKD tem:
1. Pode ser praticado sem qualquer restrição quanto a sexo e idade;
2. Pode ser praticado a qualquer tempo, lugar e temperatura;
3. Os exercícios físicos são praticados sem que para isso precise do uso de roupas especiais;
4. A carga horária de treino pé livre;
5. o ensino é dado por um instrutor, seja por um grupo ou apenas a um aluno;
6. O gasto é menor e por isso mais econômico;
7. Uma defesa pessoal que leva à prática de exercícios pelo corpo todo faz com que se adquira equilíbrio, saúde física e mental.

Divisões do corpo
O TKD é uma luta solta em que não se agarra o adversário para ataque ou defesa.
O corpo humano é composto pelos muitos pontos vitais (kubso) que podem ser atingidos pelos golpes de chute e sôco. Em cada tentativa de golpe, na luta é difícil citar o nome de cada ponto vital. Por isso dividi o nosso corpo em 3 partes para simplificar o ensino ou dar melhor as instruções da técnica durante o combate. Elas são:
“Olgul” acima do pescoço, no centro do maxilar superior;
“Montong” região entre ombro e umbigo ou ponto que divide peito e abdômen (plexo solar);
“Arê” abaixo do umbigo ou região genital.

Anatomia Aplicada
Os praticantes de TKD necessitam ter conhecimento da anatomia humana uma vez que sua prática depende do trabalho em alto impacto, na estrutura interna do corpo com os saltos, exercícios de flexibilidade, etc.
Ossos que compõem o espelho e suas proporções; músculos e tendões tem suas funções limitadas que não podem ser ignoradas por exercícios brutos.
Todos os praticantes devem levar em consideração que estão trabalhando com o corpo.
O prof. Edson Claro da cidade de Natal/RN, lançou um trabalho sobre o tema “Assassinato Lento”, explicando que exercícios administrados erradamente nas academias podem levar à uma grande lesão na estrutura corporal, por longo tempo, principalmente nas regiões da coluna e joelho, sem que seja percebida pelos seus praticantes.

O juramento
No início de cada aula, deverá ser lido em voz alta para lembrar a todos os praticantes os objetivos do TKD.
Eu Prometo:
1. Observar as regras do taekwondo;
2. Respeitar o instrutor e meus superiores;
3. Nunca fazer mau uso do taekwnondo;
4. Ser campeão da liberdade e justiça;
5. Construir um mundo mais pacifico.

Saudações(Kiunhê)
O praticante de TKD sempre na entrada e saída do Do Jang (sala de treino), início e final das aulas ou nas competições, cumprimenta as bandeiras do Brasil e da Coréia. Esta saudação é feita tomando-se a posição de sentido e levantando-se a mão direita aberta ao peito esquerdo. (obs. Dependendo do mestre, a esquerda pode estar fechada ou aberta na lateral da coxa).
O cumprimento entre os adversários é um sinal de respeito, frete um ao outro coloca-se as duas mãos na lateral da coxa em posição de sentido, inclinando o tronco em 15° e a cabeça em 45° para frente.

Equipamento de proteção
Tórax, Cabeça, Bucal, Anti-braço, Caneleira e Virilha.

Acessórios
Pés, Luvas, Aparador de chute, aparador de soco, saco de pancada,  Dobok e Faixa.

Faixas (TI)
Branca – 10° Gub (Início-Pureza)
Branca com a ponta amarela - 9° Gub
Amarela - 8° Gub (Terra-Riqueza)
Amarela com a ponta verde - 7° Gub
Verde – 6° Gub (Planta-Vida)
Verde com a ponta Azul - 5° Gub
Azul - 4° Gub (Céu-Liberdade)
Azul com a ponta Vermelha - 3° Gub
Vermelha - 2° Gub (Sol-Perigo)
Vermelha com a ponta Preta - 1° Gub
1° Dan - Preta 1°Grau (Dignidade)
A faixa preta vai do 1° ao 10° Dan.
* A largura da faixa fica entre 4,5 e 5cm.

Graus de aperfeiçoamento
È dividida inicialmente em GUBS em seguida DANS.
Cada GUB corresponde a uma faixa colorida dividido em 10 gubs em origem crescente, diminui o Gub e aumenta o desenvolvimento da humanidade.
Cada DAN corresponde a graduação de faixa preta que divididas em 10 Dans em ordem crescente, quando aumenta o Dan aumenta seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte.
A cor preta significa dignidade dedicação, postura e liderança.

Alongamento (Aquecimento)
Inicia-se as aulas sempre com um pré-aquecimento do corpo, gastando de 10 a 20 minutos, este tempo pode variar de pessoa para pessoa, levando em consideração física e caracteres pessoais de cada um.
Aconselha-se a prática de exercícios diariamente com a respiração em ritmo constante e processo correto dos movimentos para se garantir um trabalho mais fácil com o corpo e assim obter melhores resultados. Tudo issp para evitar possíveis lesões ou distensões.
À medida que o corpo adquire um nível de temperatura maior é que partimos para aqueles exercícios que exigem maior esforço físico. Geralmente os exercícios se iniciam pelas extremidades do corpo finalizando no tronco. Os exercícios que exigem uma flexibilidade extrema devem ser executados cautelosamente evitando lesões e concorrência com os outros praticantes. Afinal, o que é importante é aprimorar as técnicas de TKD quando se adquire flexibilidade.

TKD e YOGA
Desde a modernização do TKD, os dirigentes se basearam na sua prática com o uso do Yoga. Isso porque a prática do TKD visa a harmonia do corpo e da mente,fazendo com que a escolha do Yoga nos treinos fosse tida como a melhor opção. Atualmente a procura do TKD é cada vez maior pelo fato das pessoas procurarem equilíbrio físico e mental, condição física melhor para a saúde ou obter auto-confiança frente a uma sociedade cada vez mais perigosa e violenta. Ele previne também contra doenças que dificilmente tem cura pela Medicina atual.

Bibliografia:
Arte Marcial Coreana
TAEKWONDO
Autor : Yeo Jim Kim
Editado em 1995

Nenhum comentário:

Postar um comentário