domingo, 13 de junho de 2010

Lazer

“Lazer é o conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode  entregar-se de livre vontade, seja para repousar, divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.” (Dumazedier, 1976)


Propriedade do lazer
Um bate-bola com os amigos numa rua ou numa praia é uma atividade de lazer. Uma volta a pé ou de carro, sem rumo, também é. Da mesma forma lazer é assistir uma palestra de um escritor ou sobre um tema que se aprecia. Ou cuidar em casa das plantas, animais ou pequenos consertos. Ou assistir à novela, ao noticiário de tevê. Ler jornais. Freqüentar um grupo informal ou formal, sob pretextos sérios ou banais. Ir ao cinema, ao teatro ou a um estádio de futebol. Viajar, em férias ou nos fins de semana. O que têm em comuns atividades tão diversas? O que têm em comum atividades semelhantes, que permitem reuni-las sob a mesma designação de atividades de lazer?
Ir ao bar tomar um chope com os amigos pode ser sugestão de um comercial de tevê ou pressão dos próprios amigos. Assistir a uma exposição badalada pode ser uma imposição, clara ou velada, de cultura do meio social em que se vive.
Às vezes, se gostaria de ler um livro ou assistir a um filme que a censura proibiu. Por que se diz, então, que o fazer sempre deriva de uma livre escolha do indivíduo ou que as atividades de lazer são voluntárias?
A resposta é que há um grau de liberdade nas escolhas dentro do lazer, do que nas outras atividades do dia-dia.
Diz-se que o lazer é gratuito, desinteressado, mas o lazer nunca é inteiramente gratuito, pois toda ação obedece a um interesse, claro ou disfarçado.
As atividades de lazer são hedonísticas e prazerosas... o mais correto seria dizer que toda atividade de lazer, existe o principio de busca por prazer e que essa atividade inicie com esforço para obter um resultado de relaxamento...
O lazer é sempre liberatório de obrigações do cotidiano, ele busca compensar ou substituir algum espaço que a vida social impõe. Assim ir ao cinema o quebrar a rotina sedentária com uma corrida no parque.
Trabalho pode ser lazer?
Esta é o sonho de muitos e privilégio de poucos, pois muitos gostariam de viver seu trabalho com um lazer. A conclusão é que lazer e trabalho se confundem para uma minoria que deve ser inferior a 1% da população economicamente ativa: artistas, artesões, cientistas, uma série de empresários e executivos.
Família pode ser lazer?
Muitas pessoas encontram no reto familiar o prazer máximo de sua existência. Os pequenos gestos do cotidiano, as manifestações efetivas entre o parceiro e com os filhos.
Classificação das atividades de lazer.
No Brasil, houve-se muito uma classificação de atividades de lazer em atividades esportivas, recreativas e culturais, lazer e culturais, seguindo regras, o recreativo seria aquele exercido livremente e o cultural, centrado nas as arte e o conhecimento.
Mas muitas pessoas tem um objeção a esta classificação pois que conceito de cultura é essa que exclui o esporte a e a recreação?
A classificação mais satisfatória é do sociólogo francês, Joffre Dumazedier, que é, aliás, o criador do que do que habitualmente se denomina a sociologia do lazer baseado no principio do interesse cultural central de cada atividade de lazer, ele os classifica em física, manuais, intelectuais, artísticas e sociais, mas essa classificação também não é perfeita, assim como nenhuma é.
Atividade física de lazer
Caminhadas, ginásticas, o esporte e atividades correlatas, executadas de maneira formal e informal.

 

Bibliográfia:


Camargo, Luiz Octávio de Lima, 1947.
O que é Lazer/ Luiz Octávio de Lima Camargo. – São Paulo: Brasiliense , 2003.
(Coleção Primeiros Passos; 172)
  
Werneck, Christianne Luce Gomes
Lazer, recreação e educação física / organizado por Christianne Luce Gomes Werneck e Hélder Ferreira Isayama. – Belo Horizonte : Ausêntica, 2003.  
268p. (Coleção Turismo, Cultura e Lazer, 5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário